sábado, 31 de maio de 2008

INFORME - SERÁ QUE É DERRAME?

DERRAME
ALGO QUE TODO MUNDO DEVE SABER: SERÁ QUE É DERRAME?

SITUAÇÃO: Durante um churrasco uma amiga tropeçou e caiu - ela assegurou a todos que estava muito bem (até ofereceram chamar um medico) e que havia apenas tropeçado num tijolo por causa de seus sapatos novos. Eles a limparam e lhe deram um novo prato de comida, – parecia um pouco agitada – Ingrid aproveitou o resto da noite. O marido de Ingrid ligou mais tarde dizendo a todos que sua esposa tinha sido levada ao hospital e as 18:00 h Ingrid faleceu. Ela havia sofrido um derrame no churrasco. Se eles tivessem sabido identificar os sinais do derrame talvez Ingrid estivesse conosco hoje.

RECONHECENDO UM DERRAME

Às vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de reconhecimento provoca um estrago. A vítima de um derrame pode sofrer danos cerebrais, quando as pessoas em redor não reconhecem os sintomas do derrame. Agora, os médicos contam que uma pessoa que convive com a pessoa em questão ou até mesmo um observador pode reconhecer o derrame mediante três simples perguntas:

- Pede à pessoa para SORRIR.
- Pede para LEVANTAR OS DOIS BRAÇOS.
- Pede para FALAR uma FRASE simples (O dia está ensolarado hoje!).

Se a pessoa tiver dificuldade com um destes testes, chame imediatamente o pronto socorro e conte a quem atende ao telefone, os sintomas.

Depois de descobrir que um grupo de voluntários não-médicos, poderia identificar uma fraqueza facial, uma fraqueza nos braços ou dificuldade em falar, cientistas investigativos querem ensinar ao público em geral as três perguntas. Eles apresentaram suas conclusões na American Stroke Association, na reunião anual em fevereiro de 2004 (reunião anual da associação americana de derrame). O uso comum destes testes pode dar oportunidade de uma diagnose imediata e um tratamento de derrame e prevenir um prejuízo do cérebro.

Nenhum comentário: